Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A teoria geral da ginástica, o trabalho pedagógico, a formação dos professores e as políticas públicas no campo da ginástica: contribuições da pesquisa matricial do grupo LEPEL/FACED/UFBA

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 10; Linguagem: Português

10.20396/conex.v10i0.8637664

ISSN

1983-9030

Autores

Roseane Soares Almeida, Celi Nelza Zülke Taffarel, Micheli Ortega Escobar, Cristina Souza Paraíso, Amália Catharina Santos Cruz, Alexandre Francisco Lordêllo, Ana Rita Lorenzini, Roseane Cruz Freire Rodrigues, Quênia Rebouças dos Santos, Fábio Rigaud,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente estudo localiza-se no Grupo LEPEL - Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer. Está sendo desenvolvido no eixo curricular conteúdos específicos, do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA e envolve estudantes da graduação e da pós-graduação. Trata do conhecimento da Ginástica, seus sentidos e significados na construção da Teoria Pedagógica, tendo como objetivo elaborar a teoria como categorias da prática, considerando as problemáticas referentes à produção do conhecimento, à formação de professores, à prática pedagógica, à política pública e às proposições superadoras. Utiliza procedimentos investigativos próprios à pesquisa matricial e problematiza o conhecimento da Ginástica. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa com dados empíricos coletados em diferentes fontes. Articula-se com a formação continuada de professores e trata da organização do trabalho pedagógico da escola. A hipótese do trabalho investigativo é que existem possibilidades concretas de tratar o conhecimento, levando em consideração os ciclos do pensamento, a partir de categorias da prática. Dados da realidade apontam, a partir das contradições do movimento de inclusão/exclusão, possibilidades de construção de uma nova cultura do trato da Ginástica no contexto da formação e da escola básica.

Referência(s)