Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Educação interdisciplinar para formação de uma mentalidade sustentável

2014; World Scientific; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Espanhol

10.22292/mas.v6i3.251

ISSN

1793-6314

Autores

Giselle Kossatz Lopes, Eloy Fassi Casagrande, Maclóvia Corrêa da Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

RESUMO A busca da evolucao humana, por meio do progresso tecnologico e, consequente, crescimento economico, trouxe resultados positivos, mas muitos problemas ambientais, que colocam em risco nao so o meio em que se vive como tambem a propria existencia do homem. Esta situacao pode ser vista em todos os niveis de organizacoes sociais, empresas, governos, universidades e, principalmente, quando se analisa o individuo. Pode-se observar um padrao em que o homem se ajusta como consumidor passivo em detrimento da ciencia e da tecnologia. Desta forma, por meio de uma pesquisa bibliografica, a proposta deste artigo e discutir a educacao, o conhecimento e sua gestao, fundamentada na interdisciplinaridade para a formacao de uma consciencia sustentavel. Ou seja, experimentar a inversao de papeis, colocando a ciencia e a tecnologia como instrumento em favor da existencia humana. Para tanto, e preciso formar pessoas capazes de uma mentalidade sustentavel, conscientes da sua responsabilidade perante suas acoes individuais e, num segundo momento, coletivas, alem de compreender que essas acoes e que vao desenhar a sua propria existencia. Palavras-chave: Educacao. Interdisciplinaridade. Responsabilidade. ABSTRACT The human search for evolution by means of technological progress and, consequently, economic growth has brought positive results, but also many environmental problems that endanger not only the environment in which we live, but also the human existence. This situation can be seen in all levels of social organizations, companies, governments, universities and especially when the individual is analyzed. A pattern can be observed, in which the human being adapts himself/herself as a passive consumer in detriment of science and technology. Thus, based on a bibliographic research, the proposal of this article is to discuss education and knowledge, based on interdisciplinarity as a way for the formation of a sustainable consciousness. In other words, it means to try the reversal of roles, placing science and technology as instruments in favor of human existence. For this reason, it is necessary to train people capable of a sustainable thinking, aware of their responsibility toward their individual, and then, collective actions, besides understanding that these actions are going to shape their own existence. Key words : Education. Interdisciplinarity. Responsability. RESUMEN La busqueda de la evolucion humana, por medio de los avances tecnologico y, por consiguiente, el crecimiento economico, trajo resultados positivos, pero muchos problemas ambientales, que ponen en riesgo no solo el medio en el que vivimos sino tambien la propia existencia del hombre. Esta situacion se puede observar en todos los niveles de las organizaciones sociales, empresas, gobiernos, universidades, y especialmente cuando uno hace un analisis de la persona. Se puede observar un patron en el cual el hombre se adapta como consumidor pasivo en detrimento de la ciencia y de la tecnologia. De este modo, este articulo se propone, por medio de una investigacion bibliografica, debatir sobre la educacion, el conocimiento y su gestion, basada en la interdisciplinariedad para la formacion de una conciencia sostenible, es decir, experimentar el cambio de papeles, poniendo la ciencia y la tecnologia como instrumento a la existencia humana. Por tanto, es necesario capacitar a las personas capaces de una mentalidad sostenible, conscientes de su responsabilidad hacia sus acciones individuales y despues colectivas. Por otra parte, comprender que estas acciones es lo que sacara su propia existencia. Palabras-clave : Educacion. Interdisciplinaridad. Responsabilidad.

Referência(s)