Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Autoconceito, auto-eficácia profissional e comportamento exploratório em universitários concluintes

2010; UNIVERSIDADE DE SOROCABA; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1414-40772010000100003

ISSN

1982-5765

Autores

Marúcia Patta Bardagi, Raquel de Melo Boff,

Tópico(s)

Education, Achievement, and Giftedness

Resumo

Este estudo avaliou os níveis de clareza de autoconceito, auto-eficácia e comportamento exploratório em universitários em fase de conclusão de curso. Investigou-se 231 formandos de uma Universidade privada do interior do Rio Grande do Sul, homens e mulheres com idades entre 18 e 30 anos. Resultados apontam que encontrar um emprego na área é o plano da maioria dos jovens após a formatura, embora um percentual relevante (52,8%) já esteja colocado no mercado de trabalho. Houve correlação positiva entre comportamento exploratório, clareza de autoconceito e auto-eficácia, e os dados revelam que estudantes dispostos a engajar-se em atividades acadêmicas ou extracurriculares têm a tendência em ter projetos mais estruturados e expectativas mais realistas diante do mercado de trabalho. Estes resultados indicam que os universitários necessitam de um acompanhamento neste processo de transição, especialmente no âmbito da elaboração de metas e projetos profissionais.

Referência(s)