Artigo Produção Nacional

Memória (lembrança), esquecimento e representação em uma cinebiografia do século XX: nós que aqui estamos por vós esperamos

2011; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Espanhol

ISSN

2177-6644

Autores

Júlia Silveira Matos,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

Ao olharmos para tras percebemos que o seculo XX nos parece um fantasma que a cada dia se perde nos mares nossos esquecimentos. Sua memoria e mantida pelos registros suas imagens, livros, filmes e documentarios. Justamente com esse intuito manutencao e mais ainda critica e analise da memoria relativa ao seculo passado, em 1998, o cineasta Marcelo Masagao escreveu o roteiro, produziu e dirigiu o documentario “Nos que aqui estamos por vos esperamos”. Mas, como analisar e estudar uma producao cinematografica que nao se propoe a ser um filme historico ou mesmo um documentario? Producao que na verdade e apresentado como uma cinebiografia do seculo XX. O compromisso do historiador frente ao cinema como fonte, o qual pode ser rico e multiplo em significados, e perceber que sua critica nao pode se limitar aquilo que esta no filme, mas a tudo que o “rodeia e com o qual se comunica necessariamente” (FERRO, 1976:203). Ou seja, a analise historica do documento filmico deve se preocupar com a inter-relacao da obra com seu contexto relacional. Dessa forma, no presente trabalho analisamos as relacoes entre o argumento1 central Marcelo Masagao e seu contexto filosofico producao, como meio para compreender sua reelaboracao da memoria (lembranca), representacao do passado, analise do presente, estabelecimento sua critica aos “possiveis esquecimentos” da sociedade e sua nova representacao da trajetoria historica do seculo XX. Palavras-chave: cinema – historia – critica social Memoria (recuerdo), el olvido La representacion en una pelicula biografica del siglo XX Resumen: Cuando miramos atras nos damos cuenta que siglo XX parece un fantasma que cada dia perdido en los mares nuestro olvido. Su memoria se mantiene por los registros sus archivos, libros, peliculas documentales. Precisamente con este objetivo mantener criticas aun mas el analisis la memoria en el ultimo siglo, en 1998, el cineasta Marcelo Masagao escribio el guion, produjo dirigio el documental Estamos aqui para que usted pueda esperar. Pero, ?como analizar estudiar una pelicula que no pretende ser una pelicula historica o documental? De produccion que es en realidad presenta como una pelicula biografica siglo. El compromiso la parte delantera historiador del cine como una fuente, que puede ser rico en significados multiples, es darse cuenta que su critica no puede limitar lo que esta en la pelicula, pero todo lo que rodea y que se comunica necesariamente (FERRO, 1976:203). En otras palabras, el analisis historico la pelicula documento deberia ocuparse la interrelacion la obra con su contexto relacional. Asi, en este trabajo se analiza la relacion entre el argumento central Marcelo Masagao su produccion filosofica como un medio para comprender reconstruccion la memoria (la memoria), lo que representa el pasado, el presente analisis, el establecimiento su critica a la posible olvido de la sociedad su nueva representacion la trayectoria historica del siglo XX. Palabras claves: cine - la historia - la critica social Memory (souvenir), forgetfulness and representation in a cine biography the twentieth century Abstract: When we look back we realize that twentieth century seems a ghost that every day lost in the seas our forgetfulness. His memory is kept by the records your files, books, films and documentaries. With precisely this aim maintaining and even more criticism and analysis the memory on the last century, in 1998, filmmaker Marcelo Masagao wrote the screenplay, produced and directed the documentary We're here for you to expect. But how to analyze and study a film that does not purport to be a historical film or a documentary? Production that is actually presented as a biopic the century. The commitment the historian front the cinema as a source, which may be rich in multiple meanings, is to realize that his criticism can not limit what is in the movie, but all that surrounds and which communicates necessarily (IRON, 1976:203). In other words, historical analysis the document film should be concerned with the interrelationship the work with its relational context. Thus, in this paper we analyze the relationship between the central argument Marcelo Masagao and their philosophical production as a means to understand remaking memory (memory), representing the past, the present analysis, the establishment his criticism to possible forgetfulness of society and its new representation the historical trajectory the twentieth century. Key-words: cinema - history - social criticism

Referência(s)