Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Afro-colombianidade e outras narrativas a educação própria como agenda emergente

2014; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 19; Issue: 59 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782014000900012

ISSN

1809-449X

Autores

Cláudia Miranda,

Tópico(s)

Latin American Cultural Politics

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas análises sobre a força do movimento social afro-colombiano e sua agenda política, que tem como centralidade defender a chamada educação própria. Discutimos também a promoção das referências históricas e culturais do movimento, no intuito de recolocar as relações historicamente estabelecidas como hierárquicas. As críticas aos modelos de políticas de "inclusão", apresentadas em fóruns diversos organizados na Colômbia e no seu entorno, e a participação dos ativistas, no intuito de garantir ações estratégicas, orientaram nossas análises, que são aqui apresentadas em diálogo com autores fundamentais ao debate, como é o caso de Catherine Walsh (2003, 2007, 2008), Fanny Milena Quiñones (2010), Santiago Arboleda (2002) e Santiago Castro-Gómez (2009, 2010). Destacamos ser imperativo admitirmos a relevância dos estudos atuais sobre novos lugares discursivos.

Referência(s)