Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O FUTURO DA AMAZÔNIA: MODELOS PARA PREVER AS CONSEQÜÊNCIAS DA INFRAESTRUTURA FUTURA NOS PLANOS PLURIANUAIS

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5801/ncn.v15i1.865

ISSN

2179-7536

Autores

Philip M. Fearnside, William F. Laurance, Mark A. Cochrane, Scott Bergen, Patrícia Delamônica Sampaio, Christopher Barber, Sammya D’Angelo, Tito Fernandes,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

Desde 1996 o planejamento de investimentos do governo brasileiro tem sido organizado em planos quadrianuais: Brasil em Acao (1996-1999), Avanca Brasil (2000-2003), PPA [Plano Plurianual] (2004-2007), PAC [Programa de Aceleracao do Crescimento] (2008-2011), e PAC-2 (2012-2015). Cada plano tem incluido uma longa lista de rodovias, barragens e outros grandes projetos de infraestrutura na Amazonia. Varios desses projetos tem sido incluidos em uma serie de planos, pois restricoes economicas nao permitiram a realizacao das obras no ritmo inicialmente imaginado. Este e o caso de obras como a hidreletrica de Belo Monte e as rodovias BR-163 (Santarem-Cuiaba) e BR-319 (Manaus-Porto Velho). Estes projetos adiados estao hoje sendorealizados ou proximos a realizacao. Uma serie de modelos tem sido elaborada por diferentes grupos para prever as consequencias futuras, caso essas obras sejam realizadas. Diferentes modelos captam diferentes aspectos da problematica, e varios deles indicam grandes aumentos de desmatamento e degradacao, com graves implicacoes ambientais e sociais. Um dos modelos parte da premissa de que as estradas teriam efeitos nulos ou ate beneficos sobre total de desmatamento, mas essa suposicao contradiz o que e observado no mundo real.

Referência(s)