Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4322/cto.2012.014

ISSN

2238-2860

Autores

Jefferson de Abreu Monteiro, Thamires Bezerra de Vasconcelos, Rafael Luiz Morais da Silva, Lília Iêda Chaves Cavalcante,

Tópico(s)

Occupational Therapy Practice and Research

Resumo

It is known that, for children with cerebral palsy (CP), neuromotor and sensory disabilities lead to many incapacities and limitations on the performance of daily occupations and activities. The occupational therapist aims to maximize the potential of those children, giving them greater independence in performing Activities of Daily Living (ADL). The purpose of this research was to evaluate the level of functional independence in the Resumo: Sabe-se que, para a crianca com paralisia cerebral (PC), as deficiencias neuromotoras e sensoriais acarretam inumeras incapacidades e limitacoes para o desempenho de ocupacoes e atividades do cotidiano. O Terapeuta Ocupacional almeja em sua intervencao maximizar as potencialidades dessa crianca, proporcionando-lhe maior independencia na execucao das Atividades de Vida Diaria (AVD). O presente estudo teve como objetivo avaliar o nivel de independencia funcional nas AVD de uma crianca com PC do tipo tetraparesia espastica, por meio do Inventario de Avaliacao Pediatrica de Incapacidade (PEDI), antes e apos um periodo de treino de atividades funcionais. O programa de intervencao foi realizado no Servico de Atendimento Basico em Reabilitacao - SABER/Belem-PA, duas vezes por semana, durante um periodo de seis semanas. A analise dos resultados demonstrou aumento significativo no nivel de independencia da crianca apos o treinamento, nos itens referentes ao autocuidado, nas areas de habilidades funcionais e assistencia do cuidador. Os resultados sugerem que o programa de intervencao baseado em atividades funcionais proporcionou mudancas no desempenho da crianca, permitindo-lhe acrescentar habilidades importantes ao seu repertorio funcional e diminuindo a quantidade de ajuda oferecida pela cuidadora nas tarefas diarias. Presume-se, assim, que os ganhos funcionais apresentados sao decorrentes das sessoes direcionadas as necessidades identificadas pelo teste PEDI, o que o confirma como instrumento util para profissionais de Terapia Ocupacional ao estipular metas interventivas individualizadas e voltadas a promocao da independencia funcional. Palavras-chave: Paralisia Cerebral, Atividades Cotidianas, Terapia Ocupacional.

Referência(s)