
Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
2006; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722006000300007
ISSN1807-0329
AutoresDenise de Souza Fleith, Eunice Maria Lima Soriano de Alencar,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo deste estudo foi examinar a percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para a criatividade. Participaram do estudo 644 alunos de 3ª e 4ª séries de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. A Escala sobre clima para a criatividade em sala de aula, utilizada neste estudo, avalia cinco fatores: suporte da professora à expressão de idéias do aluno; autopercepção do aluno com relação à criatividade; interesse do aluno pela aprendizagem; autonomia do aluno; e estímulo da professora à produção de idéias do aluno. Os resultados indicaram diferenças de percepção entre os alunos do gênero masculino e os do gênero feminino, entre alunos da 3ª e da 4ª séries e entre alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram ainda interação entre série e tipo de escola.
Referência(s)