Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem

2007; Springer Science+Business Media; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722007000100008

ISSN

1678-7153

Autores

Liliana María Passerino, Lucila Costi M. Santarosa,

Tópico(s)

Autism Spectrum Disorder Research

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento da interação social em ambientes digitais de aprendizagem, com sujeitos com Autismo. A revisão de literatura baseia-se na Teoria Sócio-Histórica e em teóricos do Autismo. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla sobre Interação Social e seu desenvolvimento, assim como as características apresentadas no autismo, considerando a intencionalidade de comunicação como um dos principais construtos teóricos para análise da interação social de pessoas com autismo em ambientes digitais. Finalmente, apresentamos e discutimos dados coletados num estudo de caso com quatro sujeitos com diferentes níveis da síndrome que foi realizado ao longo de dois anos de pesquisa utilizando ambientes digitais diversos, assim como os resultados alcançados no estudo.

Referência(s)