USO DA ECOTOXICOLOGIA NA INVESTIGAÇÃO DA TOXICIDADE ASSOCIADA À RADIAÇÃO NATURAL NO AÇUDE RIACHO DA CACHOEIRA, REGIÃO DO SEMIÁRIDO/BRASIL.
2013; AGH University of Science and Technology; Volume: 26; Issue: 02 Linguagem: Português
ISSN
2353-0782
AutoresRichelly da Costa Dantas, Nilmara de Oliveira Alves, Douglisnilson de Morais Ferreira, Thomas Ferreira da Costa Campos, Reinaldo Antônio Petta, Guilherme Fulgêncio Ferreira de Medeiros, Viviane Souza do Amaral,
Tópico(s)Graphite, nuclear technology, radiation studies
ResumoAs substâncias radioativas que estao disponiveis no ambiente possuem tres origens: natural, cosmogenico e antropogenico. O gas radonio e um agente carcinogenico humano relacionado principalmente com ocâncer pulmonar. No Acude Riacho da Cachoeira, localizado no municipio de Lajes Pintadas RN/ Brasil, verificaram-se altos indices de radonio. Em funcao disto, foram realizadas analises ecotoxicologicas, utilizando a Ceriodaphinia dubia, para diagnosticar a toxicidade nesses organismos exposto a agua. Como resultados, todos os pontos de coleta do acude, foram considerados toxicos no teste reprodutivo nos dois periodos de coleta (estiagem e chuvoso). No teste de mortalidade, apenas pontos isolados, mostraram significância em relacao ao controle, o que demonstra que a contaminacao do acude atinge altos indices de toxicidade cronica, ou seja, apos as primeiras 48 horas de teste. Concluiu-se que a Ceriodaphinia dubia mostrou-se extremamente eficaz como indicadora de toxicidade nas aguas do acude Riacho da cachoeira no municipio de Lajes Pintadas (RN), Brasil, que segundo o teste aplicado mostra-se toxico aos organismos, segundo a legislacao brasileira.
Referência(s)