
A recepção dos desenhos animados da TV e as relações entre a criança e o adulto: desencontros e encontros
2005; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 25; Issue: 65 Linguagem: Português
10.1590/s0101-32622005000100003
ISSN1678-7110
AutoresAdriana Hoffmann Fernandes, Maria Luíza Bastos Magalhães Oswald,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo discute a complexidade das relações entre adultos e crianças na contemporaneidade, focalizando a recepção dos desenhos animados. A orientação teórico-metodológica adotada foi a dos Estudos Culturais Latino-Americanos, a qual, integrando os fenômenos da comunicação e da cultura e refutando a idéia de passividade diante da TV, defende que as mediações que influenciam a recepção contribuem para a produção de sentidos sobre a assistência. Desse modo, optou-se por tomar a criança como produtora de cultura perante a TV. O artigo analisa os depoimentos de crianças na faixa etária dos 9, 10 anos de duas escolas, uma pública e uma particular, apontando as mediações, relativas à audiência dos desenhos animados, que determinam desencontros e encontros entre crianças e adultos.
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