Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A recepção dos desenhos animados da TV e as relações entre a criança e o adulto: desencontros e encontros

2005; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 25; Issue: 65 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622005000100003

ISSN

1678-7110

Autores

Adriana Hoffmann Fernandes, Maria Luíza Bastos Magalhães Oswald,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo discute a complexidade das relações entre adultos e crianças na contemporaneidade, focalizando a recepção dos desenhos animados. A orientação teórico-metodológica adotada foi a dos Estudos Culturais Latino-Americanos, a qual, integrando os fenômenos da comunicação e da cultura e refutando a idéia de passividade diante da TV, defende que as mediações que influenciam a recepção contribuem para a produção de sentidos sobre a assistência. Desse modo, optou-se por tomar a criança como produtora de cultura perante a TV. O artigo analisa os depoimentos de crianças na faixa etária dos 9, 10 anos de duas escolas, uma pública e uma particular, apontando as mediações, relativas à audiência dos desenhos animados, que determinam desencontros e encontros entre crianças e adultos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX