
Opiniões e atitudes dos consumidores em relação a embalagens e rótulos de cachaça
2010; Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos; Volume: 30; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0101-20612010000300016
ISSN1678-457X
AutoresJoão de Deus Souza Carneiro, Valéria Paula Rodrigues Minim, José Benício Paes Chaves, Carlos Henrique Osório Silva, Adair José Regazzi,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoA técnica de grupo de foco foi utilizada para obter informações detalhadas a respeito das opiniões e atitudes dos consumidores em relação a embalagens e rótulos de cachaça. Objetivou-se gerar informações para os produtores do setor de cachaça e aumentar a competitividade desse produto no mercado. Foram realizadas três sessões de 90 minutos com oito participantes em cada. Quatro embalagens de cachaça foram apresentadas, separadamente e, para cada apresentação, foi seguido um roteiro de perguntas, previamente elaborado. Verificou-se que os participantes não aprovam a garrafa de vidro de cor âmbar com tampa metálica tipo coroa (igual à da garrafa de cerveja) para acondicionar cachaça, porém preferem a garrafa de vidro incolor com capacidade igual a 700 mL e com tampa metálica rosqueável e ilustrações do rótulo que estejam relacionadas com o processo produtivo de cachaça. A marca, selos de qualidade, premiações recebidas e as informações a respeito do local onde a cachaça foi produzida, do tempo de envelhecimento e do tipo de madeira do tonel no qual a cachaça foi envelhecida também influenciam na compra de cachaça. Observou-se ainda que os participantes apresentaram um padrão de preferência, sendo a maioria influenciada pelos mesmos fatores, no momento da compra de cachaça.
Referência(s)