Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docente

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 94; Issue: 236 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.94i236.395

ISSN

2176-6681

Autores

Gilvan Luiz Machado Costa,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Problematiza questões relacionadas à natureza da matrícula do ensino médio e ao trabalho docente. Recorre, sobretudo, às informações estatísticas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para discutir a composição da matrícula, os indicadores educacionais e o trabalho docente no ensino médio. Destaca as metas relacionadas ao ensino médio regular e ao trabalho docente contidas no Projeto de Lei nº 8.035, de 2010. Os dados empíricos expressam os desafios relativos a matrícula, formação, infraestrutura, remuneração, jornada de trabalho e carreiras docentes e podem contribuir para a discussão sobre a definição de políticas regulares que oportunizem uma formação na escola média para que todos os jovens brasileiros sejam dirigentes.

Referência(s)