Artigo Produção Nacional

Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9771/gmed.v3i1.9504

ISSN

2175-5604

Autores

Caio Antunes,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepcao de educacao presente no pensamento de Istvan Meszaros a partir das obras A teoria da alienacao em Marx (Meszaros, 2006a), A educacao para alem do capital (Meszaros, 2005) e O desafio e o fardo do tempo historico (Meszaros, 2007). Ainda relativamente pouco conhecido da pesquisa educacional brasileira, Meszaros sustenta que, sob o sistema sociometabolico do capital, a educacao tem o sentido de internalizacao dos parâmetros reprodutivos gerais do sistema. Uma contestacao a educacao, por afetar diretamente os proprios processos de internalizacao ideologica, representa, portanto, uma profunda contestacao a estrutura social em questao. Se as determinacoes gerais da reproducao da vida afetam profundamente cada esfera da existencia humana, uma transformacao social radical so pode de fato acontecer com uma efetiva contribuicao da educacao, entendida em seu sentido mais amplo. Abstract

Referência(s)