Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jogos da Cultura Popular no Brasil e Uruguai

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.35699/1981-3171.2013.662

ISSN

1981-3171

Autores

Verônica Gabriela Silva Piovani, Giovani De Lorenzi Pires,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar e comparar as manifestações dos jogos da cultura popular e seu intercâmbio entre turmas de dois países, na Educação Física escolar. A proposta metodológica se fundamentou no estudo de caso. Os resultados evidenciaram que as brincadeiras tradicionais são estímulo para as crianças construir e compartilhar sua aprendizagem; em alguns contextos estão sofrendo certo esquecimento/desconhecimento e estão fortemente influenciadas pelas diferenças de gênero. Sugere-se que a EF escolar, no Brasil e no Uruguai, explore as possibilidades de seu ensino, problematizando estes aspectos, para não omitir seu conhecimento na construção da cultura corporal de movimento das crianças.

Referência(s)