
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
2001; Fundação Carlos Chagas; Issue: 112 Linguagem: Português
10.1590/s0100-15742001000100006
ISSN1980-5314
Autores Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
ResumoEste artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.
Referência(s)