
Linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e Brasil
2014; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1809-4783
AutoresMaría del Carmen Agustín Lacruz, Mariângela Spotti Lopes Fujita, Ana Lúcia Terra,
Tópico(s)Library Science and Administration
ResumoEste artigo analisa as caracteristicas especificas e os processos de indexacao e classificacao realizados em bibliotecas escolares para tratar e recuperar as informacoes de suas colecoes. Tambem se analisam as linguagens como ferramentas documentais especificas utilizadas em bibliotecas escolares portuguesas espanholas, portuguesas e brasileiras. Para atingir este objetivo, o modelo de biblioteca escolar e estudado de forma critica, se analisa o conceito de biblioteca escolar de forma critica, se estudam suas funcoes e se examinam as tecnicas e os instrumentos que permitem organizar a informacao. Entre outras ferramentas, estudam-se listas de cabecalhos de assuntos como os Cabecalhos de assuntos para livros infantis e juvenis e a Lista de Cabecalhos de assuntos para as bibliotecas; sistemas de classificacao, como a Classificacao Decimal Universal (edicao de bolso) ou a classificacao por centros de interesse e tesauros especializados como o Tesauro da Educacao UNESCO-OIE e o Tesauro Europeu da Educacao, entre outros.
Referência(s)