
A representação social do ser adolescente: um passo decisivo na promoção da saúde
2003; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-81232003000300002
ISSN1678-4561
AutoresSimone Gonçalves de Assis, Joviana Quintes Avanci, Cosme M. F. P. Silva, Juaci Vitória Malaquias, Nilton César dos Santos, Raquel V. C. Oliveira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo aborda a adolescência de forma original: o sentimento que o adolescente possui sobre si mesmo, seus valores e competência. Apresenta os resultados de um inquérito epidemiológico que investiga o autoconceito e a auto-estima de 1.686 adolescentes escolares das escolas públicas e particulares de São Gonçalo, município do Estado do Rio de Janeiro. Objetiva conhecer a representação social que esses adolescentes fazem de si próprios. Utiliza-se a técnica denominada "teoria do núcleo central" como arcabouço metodológico. Os resultados indicam que os adolescentes têm uma visão muito positiva de si próprios, conjugando a idéia de alegria/bom humor/extroversão e satisfação com o corpo, a despeito da visão que os adultos e a sociedade em geral têm deles. A partir disso, conclui-se que a otimista visão de si do adolescente precisa ser reconhecida e implementada nas estratégias de promoção da saúde, prevenção e atenção dos agravos à saúde.
Referência(s)