Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Trajetória profissional de egressos em Fonoaudiologia

2013; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 15; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462013005000048

ISSN

1982-0216

Autores

Letícia Caldas Teixeira, Ana Luíza Vilar Rodrigues, Juliana Nunes Santos, Ana Fernanda Rodrigues Cardoso, Ana Cristina Côrtes Gama, Luciana Macedo de Resende,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

OBJETIVOS: compreender aspectos da trajetória profissional e continuidade acadêmica dada aos estudos pelos egressos de Fonoaudiologia. MÉTODO: foram convidados 250 egressos do curso de Fonoaudiologia/UFMG da instituição de origem (Primeira a décima turma), submetidos a um questionário de questões objetivas relativas à situação profissional, continuidade de estudos e formação acadêmica. Análise estatística: software Epi Info 6.04 (Testes Qui-quadrado e Exato de Fisher). RESULTADOS: a maioria dos egressos era do sexo feminino, média de idade de 25,7 anos (±1,7) e tempo de graduação entre 1,9 a quase 3 anos. A maior parte (55%) não tem na Fonoaudiologia a única fonte de renda; a jornada de trabalho semanal foi maior para quem vive exclusivamente do trabalho fonoaudiológico tendo realização profissional, mas não financeira. A maioria dos que não vivem da Fonoaudiologia não se sente nem financeiramente (97,2%) nem profissionalmente (69,4%) realizados (p<0,05). No grupo de egressos que vivem exclusivamente do trabalho, a avaliação sobre a formação acadêmica foi em sua maioria de muito boa a ótima. Dos que não vivem exclusivamente do trabalho, a formação mostrou-se igualmente dividida entre ruim e bom quanto em muito bom e ótimo (p= 0,03). 50% dos egressos relataram grande dificuldade para inserção no mercado de trabalho. CONCLUSÕES: o aumento da idade, maior tempo de graduação, jornada de trabalho acima de 20 horas, avaliação positiva sobre a formação acadêmica são aspectos que contribuíram para independência financeira do egresso fonoaudiólogo. Os alunos que relatam menores dificuldades na inserção do mercado de trabalho avaliaram o curso de graduação mais positivamente (muito bom /ótimo).

Referência(s)