Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Do livro ilustrado ao aplicativo: reflexões sobre multimodalidade na literatura para crianças

2015; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Issue: 46 Linguagem: Português

10.1590/2316-40184613

ISSN

2316-4018

Autores

Giselly Lima de Moraes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre a diversidade de recursos semióticos presente na literatura infantil contemporânea, analisando os efeitos dos avanços tecnológicos sobre o texto literário. Utilizando alguns conceitos originários dos estudos sobre a multimodalidade, analisa os potenciais de sentido resultantes da articulação entre recursos verbais e não verbais na literatura impressa e digital, a partir das obras Flicts, "A girafa" e "Cigarra", da série "Ave, palavra", de Angela Lago, e do aplicativo de literatura para crianças Es así, de Paloma Valdivia. A autora apresenta elementos para afirmar que o avanço dos estudos da multimodalidade contribui para melhorar a experiência literária por parte das crianças na contemporaneidade ao oferecer meios para conhecer e mediar os processos de interpretação e fruição de textos multimodais.

Referência(s)