
Do livro ilustrado ao aplicativo: reflexões sobre multimodalidade na literatura para crianças
2015; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Issue: 46 Linguagem: Português
10.1590/2316-40184613
ISSN2316-4018
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho busca refletir sobre a diversidade de recursos semióticos presente na literatura infantil contemporânea, analisando os efeitos dos avanços tecnológicos sobre o texto literário. Utilizando alguns conceitos originários dos estudos sobre a multimodalidade, analisa os potenciais de sentido resultantes da articulação entre recursos verbais e não verbais na literatura impressa e digital, a partir das obras Flicts, "A girafa" e "Cigarra", da série "Ave, palavra", de Angela Lago, e do aplicativo de literatura para crianças Es así, de Paloma Valdivia. A autora apresenta elementos para afirmar que o avanço dos estudos da multimodalidade contribui para melhorar a experiência literária por parte das crianças na contemporaneidade ao oferecer meios para conhecer e mediar os processos de interpretação e fruição de textos multimodais.
Referência(s)