Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Criatividade no Ensino Fundamental: Fatores Inibidores e Facilitadores segundo Gestores Educacionais

2015; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/0102-37722015011849105114

ISSN

1806-9770

Autores

Eunice M. L. Soriano de Alencar, Denise de Souza Fleith, Evely Boruchovitch, Clarissa Nogueira Borges,

Tópico(s)

Creativity in Education and Neuroscience

Resumo

Este estudo investigou a percepção de gestores de instituições de ensino fundamental sobre fatores que dificultam o professor promover o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que poderiam utilizar para apoiar o professor na promoção da criatividade em sala de aula. Participaram 118 gestores de escolas públicas e particulares, os quais responderam a uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Fatores inibidores mais apontados foram: desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas que poderiam ser utilizadas para propiciar o desenvolvimento da criatividade dos alunos e falta de entusiasmo pela atividade docente. Orientação, apoio e incentivo ao docente foi o procedimento mais apontado pelos gestores para auxiliar o professor a desenvolver a criatividade de seus alunos.

Referência(s)
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