
Criatividade no Ensino Fundamental: Fatores Inibidores e Facilitadores segundo Gestores Educacionais
2015; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/0102-37722015011849105114
ISSN1806-9770
AutoresEunice M. L. Soriano de Alencar, Denise de Souza Fleith, Evely Boruchovitch, Clarissa Nogueira Borges,
Tópico(s)Creativity in Education and Neuroscience
ResumoEste estudo investigou a percepção de gestores de instituições de ensino fundamental sobre fatores que dificultam o professor promover o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que poderiam utilizar para apoiar o professor na promoção da criatividade em sala de aula. Participaram 118 gestores de escolas públicas e particulares, os quais responderam a uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Fatores inibidores mais apontados foram: desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas que poderiam ser utilizadas para propiciar o desenvolvimento da criatividade dos alunos e falta de entusiasmo pela atividade docente. Orientação, apoio e incentivo ao docente foi o procedimento mais apontado pelos gestores para auxiliar o professor a desenvolver a criatividade de seus alunos.
Referência(s)