
Práticas de gestão que influenciam o sucesso de novos produtos em empresas de base tecnológica
2010; Associação Brasileira de Engenharia de Produção; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0103-65132010005000041
ISSN1980-5411
AutoresDaniel Jugend, Sérgio Luís da Silva,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA excelência na gestão do processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é fonte de vantagem competitiva para as empresas, especialmente para as de base tecnológica, que têm no lançamento de produtos com conteúdo tecnológico diferenciado importante fator de competitividade. O objetivo deste artigo é analisar práticas e fatores de sucesso relativos à gestão do PDP em empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte do setor de automação de controle de processos. Para tanto, foram analisados fatores de gestão que influenciam o desempenho desse processo. O método de pesquisa adotado foi o survey, e os resultados enfatizam que o gerenciamento do PDP nas EBTs pesquisadas deve contemplar ações que valorizem as atividades de pré-desenvolvimento, tais como: a integração dos projetos de novos produtos com a estratégia da empresa, as características técnicas e econômicas que os produtos terão e o desenvolvimento das habilidades do gerente de projeto.
Referência(s)