
O paradigma de priming semântico na investigação do processamento de leitura de palavras
2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5380/psi.v11i1.5996
ISSN1981-8076
AutoresJerusa Fumagalli de Salles, Graciela Inchausti de Jou, Lílian Milnitsky Stein,
Tópico(s)Writing and Handwriting Education
ResumoO priming é um tipo de memória implícita (não declarativa) referente aos efeitos facilitadores de eventos antecedentes (primes) sobre o desempenho subseqüente (alvos). No priming semântico há uma relação de significado ou de contexto entre o prime e o alvo. Este paradigma pode ser utilizado como recurso metodológico para estudar, de forma indireta, o processamento semântico na leitura. Este artigo visa apresentar conceitos e discutir aspectos metodológicos do paradigma de priming semântico e as possibilidades de uso para estudo do processamento da leitura. Será apresentada uma revisão do conceito e de procedimentos metodológicos do priming semântico nos estudos de leitura. Serão abordados os modelos teóricos de leitura de palavras (acesso ao léxico mental), os modelos explicativos para o efeito de priming semântico na leitura e serão analisadas pesquisas utilizando o paradigma para investigar o reconhecimento de palavras escritas. Conclui-se que, apesar dos estudos internacionais, especialmente os realizados com crianças, conduzirem a resultados não consensuais, o paradigma de priming semântico mostra-se útil para investigar o conhecimento semântico implícito e on-line, ou seja, durante o processamento das palavras lidas, o que torna sua testagem ecológica e menos artificial. As diferenças de resultados podem relacionar-se à variabilidade dos procedimentos metodológicos. Palavras-chave: priming semântico; leitura de palavras; memória implícita.
Referência(s)