Artigo Revisado por pares

“DIDÁTICAS”, JOGOS, ESCOTISMO: FORMAÇÃO FÍSICA, PSICOLÓGICA E MORAL DA CRIANÇA

2006; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 76; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2412-2688

Autores

Fernanda Mutz Neitzel, Amarílio Ferreira Neto,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A Revista de Educacao Fisica (REF), no periodo de 1932 a 1942, direcionou parte de suas publicacoes para a Pedagogia, o que possibilitou objetivamente detectar e discutir a influencia da mesma na REF, a fim de auxiliar Educacao Fisica em sua insercao na area escolar. A iniciativa justifica-se pela contribuicao cientifica que possibilita compreender os fundamentos pedagogicos na constituicao de teorias da Educacao Fisica. O estudo delimitou-se ao metodo qualitativo, utilizando a pesquisa documental. Nos levantamentos realizados na REF, ficou evidente a presenca dos aspectos pedagogicos na atividade fisica, direcionados, principalmente, as criancas em idade escolar e pre-escolar, sendo utilizados metodos como “didaticas”, jogos e escotismo, a fim de formar fisica, psicologica e moralmente a crianca, conferindo, assim, homogeneidade e disciplina aos escolares em que a atividade fisica fosse empregada.

Referência(s)