“DIDÁTICAS”, JOGOS, ESCOTISMO: FORMAÇÃO FÍSICA, PSICOLÓGICA E MORAL DA CRIANÇA
2006; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 76; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2412-2688
AutoresFernanda Mutz Neitzel, Amarílio Ferreira Neto,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA Revista de Educacao Fisica (REF), no periodo de 1932 a 1942, direcionou parte de suas publicacoes para a Pedagogia, o que possibilitou objetivamente detectar e discutir a influencia da mesma na REF, a fim de auxiliar Educacao Fisica em sua insercao na area escolar. A iniciativa justifica-se pela contribuicao cientifica que possibilita compreender os fundamentos pedagogicos na constituicao de teorias da Educacao Fisica. O estudo delimitou-se ao metodo qualitativo, utilizando a pesquisa documental. Nos levantamentos realizados na REF, ficou evidente a presenca dos aspectos pedagogicos na atividade fisica, direcionados, principalmente, as criancas em idade escolar e pre-escolar, sendo utilizados metodos como “didaticas”, jogos e escotismo, a fim de formar fisica, psicologica e moralmente a crianca, conferindo, assim, homogeneidade e disciplina aos escolares em que a atividade fisica fosse empregada.
Referência(s)