Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação

2011; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1414-98932011000100006

ISSN

1982-3703

Autores

Daniela Couto Guerreiro‐Casanova, Soely Aparecida Jorge Polydoro,

Tópico(s)

Education, Achievement, and Giftedness

Resumo

Autoeficácia na formação superior é entendida como a crença de um estudante em sua capacidade de organizar e executar cursos de ações requeridas para produzir certas realizações referentes aos aspectos compreendidos pelas tarefas acadêmicas pertinentes ao ensino superior. Com o objetivo de comparar a autoeficácia na formação superior entre o primeiro e o segundo períodos letivos, realizou-se esta pesquisa com 189 ingressantes em Letras, Matemática, Administração e Tecnologia da Informação de uma instituição privada do ensino superior. Por meio da escala Autoeficácia na Formação Superior, encontrou-se diferença negativa significante (z = -3,292, p = 0,001) em relação às médias de cada período. Os resultados foram discutidos à luz da teoria social cognitiva. Foram destacadas possibilidades de intervenção e de pesquisas futuras.

Referência(s)