
Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços
2004; Associação Brasileira de Engenharia de Produção; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-65132004000100003
ISSN1980-5411
AutoresPaulo Augusto Cauchick Miguel, Gilberto Eid Salomi,
Tópico(s)Technology Adoption and User Behaviour
ResumoEste trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os principais modelos e conceitos propostos na literatura referentes à mensuração da qualidade de serviços externos. Tal revisão é de cunho analítico, temático, histórico e bibliográfico. Após a apresentação dos modelos, uma comparação entre eles é realizada destacando suas características principais, uma síntese das conclusões dos trabalhos, bem como a área de aplicação dos modelos (tipos de serviços). Conclui-se que não existe um consenso na literatura quanto ao modelo para mensuração da qualidade em serviços mais apropriado. Além disso, existem questões ainda não respondidas, como a relação de casualidade entre qualidade dos serviços e satisfação de clientes, a influência do preço na satisfação do cliente e o uso dos modelos para avaliação da qualidade de serviços internos.
Referência(s)