
Concepções sobre o bom professor de medicina
2012; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 36; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0100-55022012000600008
ISSN1981-5271
AutoresNilce Maria da Silva Campos Costa, Cléia Graziele Lima do Valle Cardoso, Danilo Campos Costa,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoA prática pedagógica é considerada o domínio específico da profissão docente, sendo elemento definidor da identidade profissional do professor. Este trabalho investigou as concepções de professores de Medicina de uma instituição federal de ensino superior sobre as características de um bom professor. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, e os dados foram coletados por meio de questionário e de entrevista semiestruturada com professores do ciclo profissional de um curso de Medicina. Como características do bom professor destacaram-se as competências científica, pedagógica e relacional/afetiva, notando-se que os docentes de Medicina já incorporaram a noção de que para ser um bom professor não basta apenas conhecer o conteúdo da disciplina sob sua responsabilidade. Assim, torna-se importante o investimento institucional em cursos de formação didático-pedagógica em uma perspectiva de reflexão sobre a prática docente executada.
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