Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância

2014; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-1654.34488

ISSN

1982-1654

Autores

Tânia Barbosa Salles Gava, Isaura Alcina Martins Nobre, Danielli Veiga Carneiro Sondermann,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação ofertado no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra, sobre a concepção, planejamento e gestão das disciplinas em cursos na modalidade a distância. A partir do modelo de Design Instrucional ADDIE são descritas todas as etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação alinhadas à proposta do curso. Discuti-se sobre a interação entre as equipes envolvidas e os resultados obtidos ao longo das ofertas das várias disciplinas do curso. Como elementos inovadores ao planejamento apresenta-se ênfase ao trabalho e a construção coletiva; formato de reuniões presenciais e/ou síncronas e formas de avaliação e trabalho em equipe.

Referência(s)