Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14244/19827199166

ISSN

1982-7199

Autores

Maristela Gatti Piffer, Cláudia Maria Mendes Gontijo,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este artigo discute o trabalho com a produção de textos escritos em uma instituição de educação infantil, a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado, realizada pela abordagem metodológica do estudo de caso do tipo etnográfico. A pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2005, em uma turma de crianças na faixa de seis a sete anos de idade. As análises, sustentadas na perspectiva dialógica de linguagem de Mikhail Bakhtin, focaram as práticas de produção de textos com os gêneros textuais que foram recorrentes na sala de aula: as histórias em quadrinhos e os textos de opinião. Além da leitura e dos conhecimentos sobre o sistema de escrita da língua portuguesa, a produção de textos escritos é considerada, neste artigo, como uma dimensão importante na alfabetização e, por isso, ela é enfatizada neste trabalho. A investigação da prática educativa evidenciou que as professoras envolvidas no estudo se preocuparam em desenvolver propostas em relação a esse tipo de trabalho, mas apontou também a necessidade de criação de condições apropriadas para que as crianças tenham o que dizer e se sintam, dessa forma, motivadas a escrever textos.Palavras-chave: Alfabetização; produção de textos; infância.

Referência(s)