Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação

2011; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 32; Issue: 117 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302011000400008

ISSN

1678-4626

Autores

Eldon Henrique Mühl,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O objetivo deste trabalho é explicitar as implicações da teoria da racionalidade comunicativa e da teoria da modernidade de Habermas sobre o campo educacional. O texto desenvolve, inicialmente, as principais ideias sobre estas duas teorias, apresentando um breve diagnóstico da crise atual da racionalidade e da educação. Como referencial aparecem os dois conceitos centrais do autor: do mundo da vida e do sistema. Na sequência, é realizada a análise das implicações da teoria comunicativa no campo educacional, avaliando-se, do ponto de vista pedagógico, a eficácia das teses do pensador alemão. Destacam-se as consequências pedagógicas da mudança do paradigma da filosofia do sujeito para o paradigma da intersubjetividade, além do papel da filosofia nessa reconstrução. O objetivo é fundamentar uma proposta pedagógica crítica, tendo por base a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas.

Referência(s)