Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Responsabilidade social da educação superior: a metamorfose do discurso da UNESCO em foco

2011; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 15; Issue: 39 Linguagem: Português

10.1590/s1414-32832011000400017

ISSN

1807-5762

Autores

Adolfo Ignácio Calderón, Rodrigo Fornalski Pedro, Maria Caroline Vargas,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Aborda-se o conceito de Responsabilidade Social da Educação Superior (RSES) à luz das Conferências Mundiais sobre a Educação Superior de 1998 e 2009, promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Embora, em 1998, essa organização se tenha oposto às teses do Banco Mundial, defendendo a responsabilidade do Estado pelo Ensino Superior, passada uma década, a Unesco passa a incorporar e aceitar, como válidos, princípios neoliberais aplicados à Educação Superior, valorizando o conceito de RSES enquanto princípio ético que tenta equilibrar-se na tensão entre a educação como direito humano e como serviço comercial. O neoliberalismo avança no campo da hegemonia, do consenso; a Unesco se metamorfoseia, adaptando-se ao que parece ser irreversível: a vitória da educação como serviço comercial no marco da Organização Mundial do Comércio, levantando, como nova bandeira, o combate às "fábricas de diplomas".

Referência(s)