A DANÇA CONTEMPORÂNEA SEGUNDO BAILARINOS-COREÓGRAFOS
2006; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 76; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2412-2688
AutoresSimone da Silva Ribeiro Gomes, Sebastião Josué Votre,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoEsta pesquisa teve como objeto de estudo identificar os sentidos de danca para bailarinos-coreografos contemporâneos, atraves do levantamento das singularidades e regularidades mais presentes no discurso desse grupo social. Para isso, realizamos entrevistas individuais semi-estruturadas com quatorze profissionais dentre os que mais se destacaram no mercado de danca da cidade do Rio de Janeiro, entre 1990 e 2002. Este periodo compreende o momento historico em que a chamada danca contemporânea salta do gueto da marginalidade para o topo do mercado profissional fenomeno registrado nos grandes centros urbanos do mundo ocidental. A opcao metodologica adotada, com base nos estudos sobre Representacoes Sociais e Analise do Discurso, teve como principais referencias Orlandi (2000), Ansart (1978), Stoer (2004) e Backzo (1985). Para este ultimo, atraves dos discursos que uma classe atribui a si mesma, podemos levantar parte de seu imaginario. Os resultados da pesquisa apontaram para a inadequacao do termo danca contemporânea pois, segundo os sujeitos entrevistados, o que existe e uma multiplicidade de tendencias que nao se prendem a uma forma, metodologia ou estilo pre-definidos, mas que variam conforme as vicissitudes da criacao. Encontramos algumas regularidades que compoem uma rede de sentidos na qual essas diferentes tendencias se enredam, dentre as quais destacamos o trânsito pelas diferencas. Ocorrem tambem: o desejo latente de transformacao; o risco como atitude na vida e na danca; a valorizacao do momento presente como acontecimento unico e a busca de um discurso autoral.
Referência(s)