Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Período de latência e tempo para compreender nas aprendizagens

2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722013000100007

ISSN

1807-0329

Autores

Crístia Rosineiri Gonçalves Lopes Corrêa, Glaúcia da Silva Pinheiro,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O artigo aborda a dimensão do período de latência e do tempo para compreender nas aprendizagens. Argumenta que, a partir de Lacan (1959), se de um lado a inibição neurótica pode ser lida como uma paralisação no tempo para compreender, de outro é possível concluir que a inibição estrutural diz de uma vivência própria do tempo para compreender, nas aprendizagens, a qual antecede e apoia o conclusivo ato de aprender e o usufruto dessa aprendizagem. Para tal argumento, o artigo extrai consequências da abordagem da latência dada por Freud (1939) em "Moisés e o monoteísmo", argumentando que a latência se aproxima do tempo para compreender do qual nos fala Lacan (1946).

Referência(s)