Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Qualidade de vida de clientes pós-infarto agudo do miocárdio

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1414-81452007000100004

ISSN

2177-9465

Autores

Joselany Áfio Caetano, Enedina Soares,

Tópico(s)

Occupational Health and Burnout

Resumo

Objetivou-se neste estudo avaliar a qualidade de vida de clientes que sofreram infarto agudo do miocárdio. A amostra constou de 30 clientes selecionados pela busca em prontuários de uma unidade cardiológica, que nos permitiu a identificação e localização desses clientes, internados no ano de 2004. Para coleta de dados utilizamos a Escala de Qualidade de Vida de Flanagan e o tratamento estatístico com desvio-padrão. Os resultados mostraram maior índice de respostas nos níveis "indiferentes" a "pouco satisfeitos" em suas qualidades de vida. A relação interpessoal apresentou o mais alto índice de satisfação, contrariando o bem-estar físico e material, com o mais baixo índice de satisfação. Concluiu-se que a avaliação da qualidade de vida de clientes que sofreram infarto agudo do miocárdio se mostra comprometida, o que vem corroborar outros estudos anteriormente realizados.

Referência(s)