
Imagem de preço de produto: proposição de um modelo conceitual
2013; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 48; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5700/rausp1099
ISSN1984-6142
AutoresDeonir De Toni, José Afonso Mazzon,
Tópico(s)Customer Service Quality and Loyalty
ResumoDentre as varias competencias das organizacoes, a gestao de preco assume um papel importante nas decisoes estrategicas, na rentabilidade e na geracao de renda. Em face dessa relevância, propoe-se um modelo conceitual visando a mensuracao da imagem de preco de produto, do qual resultou a proposicao de 19 hipoteses de pesquisa. A imagem de preco pode ser definida como uma variavel latente e multidimensional. A partir de revisao, refinamento e integracao de conceitos da literatura, identificaram-se sete dimensoes que podem compor melhor a imagem de preco de produto: funcional, emocional positiva, emocional negativa, simbolica, justica, axiomatica e social. Essas sete dimensoes auxiliam a entender melhor como pode ser configurada a imagem de preco, pois as multiplas dimensoes explicam melhor as escolhas do consumidor do que simplesmente o item valor para o dinheiro. Verificou-se, ainda, que essas dimensoes da imagem do preco estao relacionadas entre si, e o envolvimento do consumidor modera a relacao entre as dimensoes da imagem e o valor percebido do produto. Dentre as contribuicoes deste artigo destacam-se: em primeiro lugar, a identificacao da configuracao da imagem de preco a partir do entendimento das principais dimensoes que a formam; em segundo lugar, a proposicao de um modelo teorico integrativo que serve de base para a mensuracao da imagem de preco de produto.
Referência(s)