Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS NO ENSINO DE BIOQUÍMICA. UM ESTUDO DE CASO NA UNICSUL.

2006; Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, SBBq; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.16923/reb.v4i1.18

ISSN

2318-8790

Autores

Carmem Lúcia Costa Amaral, Rubens César Lopes Figueira, Marcelo Paes de Barros,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) vem aplicando nesses dois últimos anosuma nova estratégia de ensino, disponibilizando conteúdo didático de bioquímica emsua rede interna de computadores como suporte ao ensino tradicional em sala deaula. Essa estratégia utiliza o Black Board Learning System, um software desenvolvidopara ser utilizado por profissionais interessados em aplicar novas tecnologiasinterativas no processo de ensino-aprendizagem por meio de um sistema de gestão deconteúdos e comunicação online. Este recurso vem sendo disponibilizado na disciplinade bioquímica desde o ano de 2003. A estratégia consistiu em lançar com antecipaçãode uma semana a teoria que seria estudada em sala de aula a partir de listas deexercícios e estudos de casos que seriam posteriormente analisados em grupos. Aavaliação do uso desta ferramenta no processo ensino-aprendizagem foi realizadacomparando-se o índice de aprovação e o desempenho do aluno nesta disciplina nosdois últimos anos com os anos anteriores (antes da utilização da metodologia).Os resultados observados mostram uma maior interação dos alunos com adisciplina em sala de aula e um decréscimo no índice de reprovação e evasão nestadisciplina em relação aos anos anteriores para os mesmos professores.

Referência(s)