
A qualidade da escola pública, na perspectiva democrática e popular
2010; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Issue: 30 Linguagem: Português
ISSN
2318-1982
AutoresCristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Yoshie Ussami Ferrari Leite,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste texto tem por finalidade discutir a questao da qualidade do ensino na rede publica, trazendo elementos para sua defesa, numa perspectiva popular e democratica, com o uso polissemico da expressao “qualidade da educacao”.Para isso, realizamos inicialmente uma analise das iniciativas educacionais no Brasil, desde o periodo colonial ate o presente, para dar enfase ao fato de que a expansao quantitativa de vagas e de alunos matriculados representou uma conquista para a maioria da populacao brasileira, gerando uma nova situacao historica. Em seguida, mostramos como a qualidade da educacao pode ser reinterpretada, dentro dessa nova situacao historica, a partir do que novas perspectivas de respostas e de sentidos se fazem presentes em nossas reflexoes e em nossas lutas, na mencionada perspectiva popular e democratica.
Referência(s)