Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Padrões de parceria social e brincadeira em ambientes de creches<A NAME="n1"></A>

2006; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722006000100012

ISSN

1807-0329

Autores

Eulina da Rocha Lordelo, Ana Maria Almeida Carvalho,

Tópico(s)

Behavioral and Psychological Studies

Resumo

Na perspectiva etológica, padrões de brincadeira e de parceria social são características típicas de cada espécie, conferindo ao fenômeno regularidade e certa universalidade, embora em interação com as condições ambientais presentes. Como o ambiente de creches afeta esses padrões? Este estudo objetivou a descrição dos padrões de parceria social e tipos de brincadeiras, em crianças de um a três anos. Foram filmadas 62 crianças, de creches públicas e privadas, brincando nos ambientes cotidianos das creches. Amostras das observações foram categorizadas nas dimensões tipo de parceria social e tipo de brincadeira, registrando-se suas freqüências, as quais foram relacionadas às variáveis sexo, idade, tempo na creche, tipo de creche e densidade, analisando-se os resultados através de ANOVA e correlação. Todas as variáveis mostraram associação com algumas das categorias de preferência por parceiros e tipos de brincadeiras. Os resultados são discutidos na perspectiva etológica, que atribui à brincadeira motivação intrínseca e sensibilidade às condições ambientais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX