
DEFINIÇÃO DO TESTE DE FATOR DE POTÊNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ISOLAMENTO EM MOTORES DE TRAÇÃO DC DE LOCOMOTIVAS
2011; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18674/exacta.v4i3.669
ISSN1984-3151
AutoresFábio Henrique Simões, Gusttavo Câmara Amaral, Joana D’Arque Da Silva Correa,
Tópico(s)Railway Engineering and Dynamics
ResumoResponsável por grande parte do transporte do minério de ferro do Brasil, a ferrovia tem grande importância no crescimento do país. Os trens têm sua tração concentradas nas locomotivas diesel / elétricas onde qualquer tipo de falha pode acarretar em atraso na entrega das principais matérias prima do país. O prejuízo causado pelas falhas nas locomotivas impulsionou a área de engenharia de manutenção da MRS Logística S/A, a trabalhar na redução destas falhas. Em um estudo foi verificado que o Motor de Tração DC possui grande índice de falhas nas locomotivas. O principal modo de falha é o isolamento elétrico para massa da armadura e da carcaça. Este trabalho apresenta um teste para melhoria na qualificação do isolamento para massa em Motor de Tração DC, utilizado em locomotiva diesel / elétrica. O novo parâmetro para a qualificação do isolamento elétrico tem como objeto de estudo o teste de ângulo de fase ou de fator de potência. Neste parâmetro, a condição do isolamento pode ser estimada tratando-o como o dielétrico em um capacitor. A mudança na capacitância ou no fator de potência é uma medida da condição do isolamento do motor de tração. O resultado deste estudo foi retirado em mais de 800 testes feitos em carcaças e armaduras em variadas condições de isolamento e, aplicando o conceito estatístico de média, para definição do valor ideal. Com esse novo parâmetro espera-se ter uma redução considerável das falhas ligadas ao isolamento elétrico e uma melhora na eficiência do transporte ferroviário Brasileiro.
Referência(s)