Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ser docente de enfermagem frente a informática

2004; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0104-11692004000100014

ISSN

1518-8345

Autores

Heloísa Helena Ciqueto Peres, Paulina Kurcgant,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A pesquisa objetiva desvelar, segundo a percepção dos enfermeiros docentes, o significado da inserção da informática no ensino de enfermagem. A abordagem da fenomenologia social possibilitou compreender que os projetos de informática estão baseados na situação biográfica e nas experiências educacionais de cada docente, e a sua adoção ocorre, livremente, num processo de reflexão sobre as alternativas favoráveis e desfavoráveis do contexto social. Assim, vislumbra-se a construção de competências tecnológicas e pedagógicas dos docente e de políticas institucionais pró-ativas aderentes à sociedade contemporânea, visando integrar as novas tecnologias às necessidades da profissão e à dimensão humana da enfermagem.

Referência(s)