
Fenomenologia heideggeriana como referencial para estudos sobre formação em saúde
2012; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 16; Issue: 42 Linguagem: Português
10.1590/s1414-32832012005000035
ISSN1807-5762
AutoresAlberto Durán González, Mara Lúcia Garanhani, Maira Sayuri Sakay Bortoletto, Márcio José de Almeida, Regina Melchior, Elisabete de Fátima Pólo Almeida Nunes,
Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoReflete-se sobre as possibilidades da fenomenologia heideggeriana como referência na análise da educação na saúde. Heidegger propõe, em "Ser e tempo", a investigação sobre o sentido do ser, fundamental para o conhecimento que o homem possa ter de si mesmo como ser finito. Suas ideias provocaram transformações na concepção humanista moderna e na prática em educação. O indivíduo é sempre ator, sendo na medida em que existe, experimentando a si próprio na existência. O modo de ser privativo da saúde, o padecimento, é acompanhado sempre de uma limitação da possibilidade de viver. Assim, a fenomenologia heideggeriana nos ajuda a questionar a educação em saúde. Compreende-se que o homem se encontra sempre em copresença, entre a preocupação substitutiva e a libertadora. Este caminho se mostra possível quando contemplados os diversos modos de ser-professor e de ser-estudante. Possibilita-se, assim, aprofundar o ensinar-aprender na formação em saúde.
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