Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Caracterização da queixa escolar no Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora

2012; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 29; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-166x2012000200010

ISSN

1982-0275

Autores

Marisa Cosenza Rodrigues, Ana Paula Soares de Campos, Isabela Andrade de Oliveira Fernandes,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

A queixa escolar vem se constituindo, historicamente, como um dos motivos mais frequentes de encaminhamentos de crianças para os serviços-escola de Psicologia, traduzindo, pela sua complexidade, um desafio para a formação e práticas no âmbito da psicologia escolar/educacional. Diante da necessidade de aperfeiçoar o atendimento à clientela e o processo de triagem, o presente estudo objetivou analisar os prontuários referentes à queixa escolar de pacientes atendidos no Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, num total de 1.590 documentos, no período de 1996 a 2009. Os resultados quanto à clientela evidenciaram a prevalência de meninos na faixa entre 9 e 13 anos de idade, com predomínio de encaminhamentos oriundos de escolas de periférias da cidade. Quanto à queixa, constatou-se expressiva coocorrência de problemas comportamentais e de aprendizagem. Os dados permitem uma reflexão crítica acerca da queixa escolar e de alguns fatores contextuais, bem como a necessidade de aperfeiçoamento da ficha de triagem.

Referência(s)