Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A SALSA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DO RITMO NO CONTEXTO DA PERCEPÇÃO MUSICAL

2013; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5965/2358092508082010094

ISSN

2358-0925

Autores

Lourdes Saraiva,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O objeto desse trabalho é o aprendizado do ritmo utilizando a Salsa como ferramenta pedagógica, no contexto da Percepção Musical. O enfoque em repertórios com diversidades culturais para o ensino do ritmo abre oportunidades de reflexões em vários parâmetros musicais. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é apresentar um material didático voltado ao aprendizado do ritmo, com abordagem numa seleção de ritmos afro-caribenhos denominados de Salsa. Esta é caracterizada basicamente pela presença da síncope e da polirritmia - conteúdos de maior complexidade rítmica presentes nos programas da disciplina de Percepção Musical das escolas de música e universidades. A fundamentação teórica para a elaboração desse material baseia-se principalmente nos cinco parâmetros de experiênciação musical de Swanwick: composição, apreciação, execução, literatura e técnica - essenciais para o processo ensino-aprendizagem. A partir dos dados obtidos conclui-se que o estudo do ritmo pode ser realizado de forma mais orgânica, estimulante e contextualizada musicalmente a partir de repertórios com diversidades culturais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX