DIMENSÕES SIMBÓLICAS E AFETIVAS DO USO DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS COMUNICAÇÕES ENTRE PROFESSORES DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA BRASILEIRA
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2236-417X
AutoresCláudio Paixão Anastácio de Paula,
Tópico(s)Competitive and Knowledge Intelligence
ResumoO objetivo deste trabalho e analisar as dimensoes simbolicas e afetivas subjacentes ao uso de informacoes e as perturbacoes no seu compartilhamento, entre os professores do departamento de psicologia de uma tradicional instituicao de ensino superior publica brasileira. Fundamenta-se na abordagem alternativa para os estudos de usos e usuarios da informacao e nos estudos da teoria psicologica dos complexos. Utilizou-se uma chave de leitura que propoe analise da diversidade de interpretacoes de uma realidade, produzida por grupos e subgrupos no ambiente da organizacao e que, aparentemente, exercem uma influencia direta na forma como os individuos se apropriam da informacao. Propos-se que esse fenomeno pudesse ser avaliado atraves da identificacao das reacoes motivadas pela ativacao de deflagradores individuais de reacoes afetivas e seu alinhamento com deflagradores coletivos que permeiam a organizacao. Para tal, realizou-se um estudo de caso envolvendo entrevistas semi-estruturadas inspiradas em autores da psicologia, bem como no experimento com associacoes de palavras. Foram identificados alinhamentos entre disposicoes simbolico-afetivas individuais e coletivas que direcionam as interpretacoes e o uso dado as informacoes por diferentes subgrupos resultando em um processo inconsciente de gestao das informacoes com resultados deleterios nao somente para o processo de gestao do conhecimento na organizacao, como para a gestao da organizacao como um todo. Com base nesses resultados propoe-se que a abordagem apresentada poderia contribuir para o aperfeicoamento dos estudos de usuarios, especialmente quanto a investigacao das relacoes entre motivacoes individuais e coletivas, busca de informacao, uso da informacao, e fatores como personalidade, criatividade e produtividade.
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