Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial

2008; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 13; Issue: 39 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782008000300007

ISSN

1809-449X

Autores

Cynthia Greive Veiga,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O artigo apresenta dados finais de pesquisa sobre a escolarização de crianças pobres, negras e mestiças no Brasil, especificamente na província de Minas Gerais, durante a vigência da Monarquia constitucional (1824-1889). Para seu desenvolvimento, foram investigados diferentes documentos da instrução pública; a principal tese é demonstrar o caráter popular da escola do Império e discutir que o seu fracasso na função de instruir e civilizar pobres, negros e mestiços pode estar exatamente relacionada à desqualificação da condição de educabilidade da clientela à qual se destinava a escola pública do século XIX. Destaca ainda a importância da temática para ampliação dos debates sobre a história da escola no Brasil.

Referência(s)