Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Inovação e institucionalização na indústria fonográfica brasileira: Um estudo de caso das estratégias de negócio de músicos autônomos no entorno digital

2012; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1518-2487

Autores

Leonardo De Marchi,

Tópico(s)

Digital Platforms and Economics

Resumo

Neste artigo, realiza-se um estudo de caso exploratorio das estrategias de negocio no entorno digital de brasileiros: O Teatro Magico, Moveis Coloniais de Acaju, Forfun e Calcinha Preta. O objetivo e observar regularidades que revelem a difusao de inovadoras praticas de distribuicao e comercializacao de produtos relacionados a musica por uma nova categoria de producao fonografica, os artistas autonomos. A hipotese e que ocorre uma de determinadas estrategias de negocio aplicadas no entorno digital por esses agentes do mercado fonografico. Atraves da analise de sites dos e entrevistas individuais semiestruturadas, demonstra-se que praticas como a distribuicao gratuita de fonogramas ou a venda de produtos de merchandising sao adotadas de forma sistematica pelos autonomos estudados. Conclui-se que tal institucionalizacao dessas estrategias de negocio aponta o inicio de uma nova fase da destruicao criadora da industria fonografica no Brasil.

Referência(s)