
Inovação e institucionalização na indústria fonográfica brasileira: Um estudo de caso das estratégias de negócio de músicos autônomos no entorno digital
2012; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1518-2487
Autores Tópico(s)Digital Platforms and Economics
ResumoNeste artigo, realiza-se um estudo de caso exploratorio das estrategias de negocio no entorno digital de brasileiros: O Teatro Magico, Moveis Coloniais de Acaju, Forfun e Calcinha Preta. O objetivo e observar regularidades que revelem a difusao de inovadoras praticas de distribuicao e comercializacao de produtos relacionados a musica por uma nova categoria de producao fonografica, os artistas autonomos. A hipotese e que ocorre uma de determinadas estrategias de negocio aplicadas no entorno digital por esses agentes do mercado fonografico. Atraves da analise de sites dos e entrevistas individuais semiestruturadas, demonstra-se que praticas como a distribuicao gratuita de fonogramas ou a venda de produtos de merchandising sao adotadas de forma sistematica pelos autonomos estudados. Conclui-se que tal institucionalizacao dessas estrategias de negocio aponta o inicio de uma nova fase da destruicao criadora da industria fonografica no Brasil.
Referência(s)