
Adorno, arte e educação: negócio da arte como negação
2003; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 24; Issue: 83 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302003000200010
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO eixo temático desta investigação trata de compreender que a obra de arte corporifica na sua forma interna uma autonomia relativa com relação à realidade empírica sobre a qual se torna reflexão crítica. Ao se caracterizar como mediação com a realidade social que a produziu, a arte é por isso mesmo a sua negação. É esse princípio de negação determinada, em que se condensam na obra de arte as antinomias e os antagonismos como antíteses da sociedade enquanto problema de sua forma interna, o elemento ao qual Theodor W. Adorno atribui dimensão epistemológica. Nessa categoria do conhecimento assim concebida, pela perspectiva estética, a razão instrumental como práxis brutal da sobrevivência é concretamente questionada na sua forma restritiva de conhecimento.
Referência(s)