Artigo Produção Nacional Revisado por pares

ESTUDO DA VIABILIDADE DE PRODUTO INOVADOR “VERDE” PARA O MERCADO CONSUMIDOR COMUM

2011; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22277/rgo.v4i2.891

ISSN

1983-6635

Autores

Daiane Aparecida de Melo Heinzen, Ana Paula Mura Nastari Mattos, Lucila Maria de Souza Campos, Edson Pacheco Paladini,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo tem como proposito demonstrar como a sustentabilidade esta inserida em produtos inovadores e como objetivo principal, demonstrar como viabilizar produtos sustentaveis (“verdes”) para o mercado consumidor comum, ou seja, consumidor de produtos de fontes nao renovaveis. Como referencial, utilizou-se a abordagem de Garvin. O estudo deste artigo foi focado no produto “ralo para pisos”, ainda nao lancado, porem ja desenvolvido por uma empresa multinacional fabricante de acessorios plasticos para a construcao civil. Tal estudo verificou a necessidade de ampliacao da faixa de mercado conforme os conceitos de qualidade estabelecidos por Garvin. Pode-se citar como um referencial a necessidade de ampliacao da faixa de mercado, conforme os conceitos de qualidade estabelecidos por Garvin (apud Paladini 2010). Para que a ampliacao da faixa de mercado seja possivel, no caso do produto estudado, propoe-se a fabricante investimento em melhorias no processo produtivo, de forma a reduzir o seu custo de transformacao, buscando viabiliza-lo para os consumidores das revendas, uma vez que o preco da materia prima “verde” e mais elevado do que a materia prima de origem petrolifera.

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