
ESTUDO DA VIABILIDADE DE PRODUTO INOVADOR “VERDE” PARA O MERCADO CONSUMIDOR COMUM
2011; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22277/rgo.v4i2.891
ISSN1983-6635
AutoresDaiane Aparecida de Melo Heinzen, Ana Paula Mura Nastari Mattos, Lucila Maria de Souza Campos, Edson Pacheco Paladini,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo tem como proposito demonstrar como a sustentabilidade esta inserida em produtos inovadores e como objetivo principal, demonstrar como viabilizar produtos sustentaveis (“verdes”) para o mercado consumidor comum, ou seja, consumidor de produtos de fontes nao renovaveis. Como referencial, utilizou-se a abordagem de Garvin. O estudo deste artigo foi focado no produto “ralo para pisos”, ainda nao lancado, porem ja desenvolvido por uma empresa multinacional fabricante de acessorios plasticos para a construcao civil. Tal estudo verificou a necessidade de ampliacao da faixa de mercado conforme os conceitos de qualidade estabelecidos por Garvin. Pode-se citar como um referencial a necessidade de ampliacao da faixa de mercado, conforme os conceitos de qualidade estabelecidos por Garvin (apud Paladini 2010). Para que a ampliacao da faixa de mercado seja possivel, no caso do produto estudado, propoe-se a fabricante investimento em melhorias no processo produtivo, de forma a reduzir o seu custo de transformacao, buscando viabiliza-lo para os consumidores das revendas, uma vez que o preco da materia prima “verde” e mais elevado do que a materia prima de origem petrolifera.
Referência(s)