
Os desafios para a construção de uma história local – o caso de Leopoldina , Zona da Mata de Minas Gerais
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/rp.v21i1.16310
ISSN2238-8850
AutoresNatania Aparecida da Silva Nogueira, Lucilene Nunes Silva,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEnsinar Historia e um desafio enfrentado no dia a dia do professor. Cabe a ele socializar, em sua pratica docente, os conhecimentos adquiridos durante sua experiencia profissional, frente aos obstaculos diarios enfrentados nas salas de aula, criando a possibilidade de tornar o ensino de Historia mais proximo e interessante ao educando. Nao existem formulas preestabelecidas, mas um conjunto de habilidades que podem e devem ser colocadas em pratica pelo professor em suas aulas. A este profissional cabe a funcao de ensinar e, ao mesmo tempo, produzir a Historia, principalmente aquela que possibilite ao educando interagir mais diretamente com o que e ensinado, como meio de aproximar cada vez mais o aluno da historia de sua localidade e da sua vivencia. Neste artigo, iremos abordar o uso do ensino baseado na historia local como um caminho para o desenvolvimento de atividades ligadas, ao mesmo tempo, a um ensino de historia comprometido com a formacao social do estudante e com o debate acerca de temas fundamentais de toda uma comunidade, como a preservacao do patrimonio historico, cultural e artistico. Utilizaremos, como estudo de caso, o municipio de Leopoldina, Zona da Mata de Minas Gerais, que, a partir dos anos de 2008, decretou obrigatoriedade do ensino de historia local em suas escolas municipais.
Referência(s)