Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Andragogia na saúde: estudo bibliométrico

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1414-81452011000100021

ISSN

2177-9465

Autores

Patrícia Bover Draganov, Maria Romana Friedländer, Maria Cristina Sanna,

Tópico(s)

Education and Critical Thinking Development

Resumo

O sucesso da aprendizagem envolve o uso de estratégias adequadas. Como a clientela de formação profissional e de educação permanente e a população assistida, para quem se dirigem as ações de educação em saúde, são majoritariamente adultas, metodologias como a Andragogia, que é a arte e ciência de conduzir adultos ao aprendizado, são uma alternativa interessante. Com o objetivo de quantificar e descrever a produção científica sobre Andragogia nas Ciências da Saúde no período de 1999 a 2009, realizou-se um estudo descritivo, empregando-se a palavra-chave "Andragogia" em seis bases de dados eletrônicas. As informações das 98 publicações encontradas foram classificadas, quantificadas e descritas. A maioria das publicações se constituiu de artigos de periódicos, que se concentraram nos EUA, com o tema formação profissional liderando as publicações. No Brasil, foi mais frequente a educação de pacientes. A frequência se manteve regular nos anos estudados, concluindo-se que o tema é relevante para a saúde.

Referência(s)